Primeiramente gostaríamos de esclarecer o
motivo de escolhermos o Leite Moça, produto alimentício da marca Nestlé, para
representar a passagem cronológica e sua respectiva evolução quanto à imagem do
produto. Por ser um produto existente no mercado brasileiro desde 1921 será
possível co-relacionarmos as mudanças ocorridas na imagem do produto não só
pela mudança no perfil do consumidor, mas também com a evolução histórico –
social que ilustra, como pano de fundo, o cenário no qual o produto foi
inserido.
Em 1921 ocorreu a entrada do produto nos
mercados brasileiros, importado com padrão internacional, mantendo inicialmente
o nome “Milkmaid” com informações referenciais do produto em inglês. A
dificuldade por parte dos brasileiros em pronunciarem o nome em inglês
transformou o nome do produto em “Esse leite da moça”, referindo-se diretamente
a imagem da camponesa contida no produto. Em 1937, passa-se então a ostentar o nome: Leite Condensado Marca Moça,
nome criado espontaneamente pelos consumidores.
A década de 60 chegou sendo classificada como inovadora, revolucionando
os hábitos alimentares familiares da época a partir da comercialização de
produtos alimentícios enlatados e congelados. A preocupação em o conteúdo das
mensagens contidas nas embalagens terem cunho comercial e resultarem em
melhores performances de vendas dos produtos passou a ser a dor de cabeça
recorrente dos designers da época.
Em 1963 o rótulo ganha uma tarja vermelha, cor chamativa, na parte final
onde se lê: “um produto Nestlé”. O nome “Moça” e a figura da camponesa também
ganham mais ênfase a partir de detalhes paralelos em vermelho.
O intuito do fabricante fica claro: destacar o produto nos supermercados,
facilitando sua identificação pelos consumidores.
A importância e a influência da opinião do
consumidor acerca das reformulações, ao longo da trajetória histórica do Leite
Moça, ocorridas no design da embalagem do produto delineiam a proximidade existente
entre consumidor e produto. Talvez o produto mencionado na pauta de hoje
ilustre de forma cristalina como se dá essa relação evolutiva: Produto versus Consumidor.
hahaha que incrível! nunca imaginei que o nome se deu por conta das pessoas não saberem pronunciar o inglês!
ResponderExcluiresse blog é tudo de bom