segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A Evolução Histórica do design da embalagem do Leite Moça


Primeiramente gostaríamos de esclarecer o motivo de escolhermos o Leite Moça, produto alimentício da marca Nestlé, para representar a passagem cronológica e sua respectiva evolução quanto à imagem do produto. Por ser um produto existente no mercado brasileiro desde 1921 será possível co-relacionarmos as mudanças ocorridas na imagem do produto não só pela mudança no perfil do consumidor, mas também com a evolução histórico – social que ilustra, como pano de fundo, o cenário no qual o produto foi inserido.

 

Em 1921 ocorreu a entrada do produto nos mercados brasileiros, importado com padrão internacional, mantendo inicialmente o nome “Milkmaid” com informações referenciais do produto em inglês. A dificuldade por parte dos brasileiros em pronunciarem o nome em inglês transformou o nome do produto em “Esse leite da moça”, referindo-se diretamente a imagem da camponesa contida no produto. Em 1937, passa-se então a ostentar o nome: Leite Condensado Marca Moça, nome criado espontaneamente pelos consumidores.


 

A década de 60 chegou sendo classificada como inovadora, revolucionando os hábitos alimentares familiares da época a partir da comercialização de produtos alimentícios enlatados e congelados. A preocupação em o conteúdo das mensagens contidas nas embalagens terem cunho comercial e resultarem em melhores performances de vendas dos produtos passou a ser a dor de cabeça recorrente dos designers da época.


 

Em 1963 o rótulo ganha uma tarja vermelha, cor chamativa, na parte final onde se lê: “um produto Nestlé”. O nome “Moça” e a figura da camponesa também ganham mais ênfase a partir de detalhes paralelos em vermelho.

O intuito do fabricante fica claro: destacar o produto nos supermercados, facilitando sua identificação pelos consumidores.

 
 

A importância e a influência da opinião do consumidor acerca das reformulações, ao longo da trajetória histórica do Leite Moça, ocorridas no design da embalagem do produto delineiam a proximidade existente entre consumidor e produto. Talvez o produto mencionado na pauta de hoje ilustre de forma cristalina como se dá essa relação evolutiva: Produto versus Consumidor.

Um comentário:

  1. hahaha que incrível! nunca imaginei que o nome se deu por conta das pessoas não saberem pronunciar o inglês!

    esse blog é tudo de bom

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