quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Design de embalagens: mais funções à cumprir do que possamos imaginar.


Acreditamos que não seja necessário mencionarmos o quanto o design das embalagens de produtos é primordial para o posicionamento de uma marca. A embalagem de um produto traz o uso de inúmeras ferramentas que comunicam o posicionamento de uma marca.

Importante é ressaltarmos, antes de mais nada, o que é esperado de uma boa embalagem. Ela deve:

1. Comunicar a identidade de uma marca, diferenciando-a dos concorrentes, contando uma história e trazendo valor agregado;

2. Trazer atenção ao produto e à marca no ponto de venda;

3. Posicionar um produto dentro de uma faixa de preço ou categoria;

4. Comunicar informações técnicas sobre o produto, como instruções de uso, informações nutricionais, etc.

Todas essas mensagens podem ser traduzidas ao consumidor por meio do design. Esse design deve propagar as qualidades e valores associados à marca. O papel de uma embalagem pode ser maior do que imaginamos, sendo possível a criação de um envolvimento emocional por parte do consumidor que passa a colecionar embalagens ou guardá-las como souvenirs. Desssa forma, desenvolve-se uma relação emocional do consumidor com a embalagem.

Vivemos em uma época na qual o quesito sustentabilidade é de suma importância em função do crescente temor com relação aos danos causados pelos impactos humanos ao planeta. Portanto, os refis, embalagens biodegradáveis, com mais vincos e encaixes em vez de cola ou então o uso mínimo de embalagens atingem um número exponencial de consumidores preocupados com o meio ambiente.

Refletir o posicionamento da marca é fundamental, no entanto, as embalagens devem cumprir funções básicas: proteger, transportar e conservar o produto, além de ser ergonômica e não trazer dificuldades ou frustrações quando manipulada pelo consumidor.

Quando uma embalagem é elaborada levando-se em consideração todos os aspectos mencionados acima, muitas vezes, ela pode se tornar mais importante até do que a qualidade do produto. O vínculo emocional a partir do contato visual criado entre o consumidor e a embalagem é muito grande.

Seguem abaixo alguns referenciais no assunto.
Have fun!















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