segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Campanhas pautadas em técnicas do Marketing de Guerrilha


 
Guerrilha é um termo que se refere originalmente à estratégia em que os combatentes se movem com extrema rapidez, geralmente com poucos equipamentos, mas contam com ataques-surpresa aos inimigos.

Nessas circunstâncias, o investimento despendido em material bélico é pequeno, porém os soldados conhecem extremamente bem o campo de ação e, muitas vezes, contam com a ajuda da população.

A expressão foi incorporada para classificar o tipo de ação de marketing que acontece a partir de baixos investimentos e, em grande parte dos casos, em uma curta duração de tempo, mas o suficiente para chamar atenção de um grande número de pessoas.

Essas ações denominadas como marketing de guerrilha ocorrem fora das mídias convencionais, pois seu objetivo é o de surpreender o público para geração de conteúdo espontâneo nas mídias sociais.

Por essa razão, elas precisam ser absolutamente criativas e originais.

Relacionamos abaixo alguns exemplos de ações nas campanhas de guerrilha. Em dois casos, o esforço do planejamento acabou prejudicado por falhas na execução e as campanhas acabaram sendo associadas ao fracasso organizacional no geral.

Acompanhem e ponderem a respeito.
 
Ação de guerrilha para marca de rímel
Objeto bélico na calçada causa surpresa nas pessoas.
Suspensão corporal na Avenida Paulista
Um blogueiro é pendurado por ganchos na Avenida Paulista pela NatGeo.
Ação de markering da post-it
Intervenção de apelo reflexivo, proposta pela Post-It, em uma das principais faculdades no Peru.
Caixa da P%26G
No quarto dia de ataques por parte de facções de traficantes cariocas, arcas de madeira espalhadas pelas calçadas do Rio de Janeiro, ação proposta pela Procter, geram ruído na população e desconfiança do conteúdo delas estar associado com ações criminosas desse grupos. Circularam boatos de que havia explosivos dentro das caixas, gerando pânico e temor geral.
Chuva de Twix
Expectativa geral: A ação de Twix anunciada massivamente termina em uma chuva torrencial de papel picado que gera frustração nos participantes.
Vagas Especiais devem ser respeitadas - Vídeo produzido pela agência curitibana The Getz.
 
 
Colagem de adesivos em carros da concorrência delinou a ação de marketing de Guerrilha tomada pela Nissan.

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