quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Centro Lévi-Strauss começa a funcionar

Criado há dois meses por meio de um acordo entre a USP e a Embaixada da França, o Centro de Reflexão franco-brasileiro Claude Lévi-Strauss inicia suas atividades com um seminário nos dias 17 e 18/9, em Marselha. A conferência tratará da comparação dos modelos de laicidade das duas nações.
O objetivo do centro é reunir personalidades do Brasil e da França para debater temas referentes às questões estratégicas referentes aos dois países – como negociações comerciais, divergências sobre o direito de ingerência e governança global do meio ambiente -, e questões sociais – como democracia participativa e políticas de pesquisa e de ensino superior.
Dentre os membros franceses integrantes do conselho, vigente por 4 anos, estão Alain Rouquié, ex-embaixador da França no Brasil; Ignacy Sachs, fundador do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais; Pierre Rosanvallon, professor no Collège de France; e Pierre Joxe, do Instituto Francês de Relações Internacionais.
Representando o Brasil estão Celso Lafer, presidente da FAPESP, e Pedro Dallari, professor de direito internacional da USP. O segundo seminário está previsto para o fim de novembro, em São Paulo, e abordará o tema “Responsabilidade de proteger vs. Responsabilidade ao proteger”.

Fonte:- Revista Cult.http://revistacult.uol.com.br/home/2012/09/centro-levi-strauss-comeca-a-funcionar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário